exercícios

Estes exercícios são apenas um roteiro para estudo. Muitas destas questões foram extraídas de provas da disciplina em anos anteriores. Não há nenhuma relação obrigatória entre estes exercícios e provas futuras da disciplina.

 

COMPOSIÇÃO DO SOLO

1. Quais os fatores de crescimento de planta encontrados no solo? Explique cada um deles.
2. Considerando os fatores de crescimento das plantas, o solo é o único meio para o desenvolvimento das plantas? Justifique a sua resposta e exemplifique.
3. Existem cinco fatores de crescimento de plantas. Dentre estes, quais você considera realmente indispensáveis? Justifique sua resposta.
4. Quais os elementos essenciais (macronutrientes e micronutrientes) que as plantas devem encontrar disponíveis no solo?
5. Que fatores podem inibir o desenvolvimento das raízes das plantas dentro do solo?

6. Quais os componentes do solo?
7. O que é terra fina? O que é esqueleto do solo?
8. Quais são as frações granulométricas do solo? Quais são as suas dimensões?
9. As proporções entre os constituintes do solo são iguais em todos os solos?
10. A proporções entre os constituintes do solo são iguais em todos os horizontes de um mesmo perfil de solo?
11. Quais são os componente sólidos do solo? Quais componentes do solo ocupam o espaço poroso?
12. Qual a porcentagem de matéria orgânica em um solo que apresentou na sua análise 150 g/kg de carbono?
13. Diferencie humificação e mineralização.
14. Quais processos ocorrem no solo após a adição de um resíduo orgânico fresco?
15. Qual a importância (química e física) da matéria orgânica no solo?
16. Qual a importância da relação C/N na decomposição de resíduos orgânicos?
17. Quais os principais fluxos que ocorrem entre o ar atmosférico e o ar do solo?
18. Com relação aos teores de O2 e CO2, como se apresenta o ar do solo em relação ao ar atmosférico?
19. O que é solução do solo? Qual a sua importância para as plantas?
20. Como se dividem os poros do solo? Qual a importância deles?
21. O que são minerais?
22. Qual a importância do conhecimento de minerais para a ciência do solo? Como eles interferem sobre a formação dos diferentes solos?
23. Explique como a presença de esmectita pode alterar a mecanização de um solo?
24. Qual argilomineral possui mais potássio em sua estrutura? Este potássio está disponível às plantas?
23. Como varia a capacidade de reter nutrientes na forma de cátions entre os diversos argilominerais e óxidos?
25. Quais condições ambientais predispõe a ocorrência de hematita, goethita e ferrihidrita?
26. Que condições favorecem a formação de caulinita ou óxidos no solo?
27. Quais as diferenças estruturais entre os argilominerais 1:1 e 2:1 expansivos? Represente graficamente. Qual o efeito destas diferenças sobre as características (físicas e químicas) destes minerais?
28. O que são filossilicatos (argilominerais)? Qual a importância dos filossilicatos para o solo? Quais os principais filossilicatos existentes no solo?
29. O que é a caulinita? Qual é a sua importância nos solos do Paraná?
30. Por que, na maioria dos solos do Paraná, predominam argilominerais 1:1, ao invés de argilominerais 2:1?
31. Cite exemplos de argilominerais 1:1. Cite exemplos de argilominerais 2:1. Cite exemplos de óxidos de ferro, alumínio, manganês e silício.
32. Em quais situações é mais comum encontrar argilominerais 2:1 no solo?

 

PERFIL DO SOLO

1. O que é o perfil do solo? Quais são os horizontes principais do perfil do solo?
2. O que são horizontes transicionais? Cite exemplos.
3. O que é o horizonte E? E o horizonte F?
4. Diferencie o horizonte A do horizonte B. Diferencie o horizonte O do H. Diferencie o horizonte C da camada R.
5. O que são A1, A2 e A3?
6. Identifique o significado de cada um dos seguintes horizontes: Cg; A3; Btn; BA; Ap; Bt; Bhs; Bf; Bi; Cv; Cz; C1
7. Se um solo tem um horizonte O com 1 cm de espessura, um A com 5 cm de espessura, um AB com 17 cm de espessura, um B com 21 cm de espessura, um BC com 18 cm de espessura, e um C com 10 cm de espessura, e após o horizonte C se encontra a camada R. Quais serão as profundidades destes horizontes? Qual é a classe de profundidade deste solo?
8. O que é pedregosidade? O que é rochosidade?
9. O que é drenagem? Quais as classes de drenagem do perfil de solo?
10. Quais são as classes de relevo?

 

MORFOLOGIA E FÍSICA DO SOLO

1. O que são características morfológicas do solo?
2. Como é determinada a cor? O que é matiz? O que é valor? O que é croma?
3. Como é determinada a textura de um solo no campo?
4. Se a cor de um solo é 5Y 5/6, qual é o matiz, qual é o valor e qual é o croma?
5. O que é cerosidade?
6. O que é classe, tipo e grau de estrutura?
7. Quais são os tipos de estrutura que podem existir no solo?
8. Quais são os grupamentos texturais? Como são definidos?
9. São comuns eflorescências de sais na região de Curitiba? Por que?
10. Qual solo apresenta cor mais escura: um solo com valor e croma altos ou um solo com valor e croma baixos?
11. Como os componentes do solo (matéria orgânica, óxidos de ferro, argilominerais, quartzo) alteram a cor do solo?
12. Quais os estados de consistência no solo? Como é determinada a pegajosidade do solo? Quais são os graus de pegajosidade no solo?

13 O que é a densidade do solo (densidade aparente)? O que é a densidade de partículas (densidade real)?
14. Sabendo-se que a densidade do solo é 1,0 g/cm3 e a densidade de partículas é 1,8 g/cm3, qual a porosidade total do solo? Compare e interprete este resultado em relação ao mesmo solo, porém com densidade do solo de 1,3 g/cm3 e a mesma densidade de partículas.
15. Quais os estados de consistência no solo?
16. O que é textura de um solo?
17. Qual a importância da consistência para o manejo mecânico de um solo?
18. Um solo apresenta 300 g/kg de areia, 500 g/kg de argila e 200 g/kg de silte. Qual é a sua classe textural?
19. O que é adesão? O que é coesão?
20. Como a coesão e a adesão influenciam a consistência do solo?
21. Qual é o efeito da compactação de um solo pelas rodas de um trator ou de um animal sobre a densidade? Qual a conseqüência para as raízes?
22. Qual é a finalidade do triângulo textural?
23. A textura influencia a retenção de água no solo, a drenagem, e a fertilidade do solo?
24. Existem basicamente três frações granulométricas na terra fina (< 2 mm). Qual delas pode ser considerada mais ativa no solo? Por que?
25. É sempre preferível um solo argiloso do que um solo arenoso? Explique.
26. O que é a estrutura de um solo?
27. O que é a classe de textura? Quais são as classes de textura?
28. O que é tipo de estrutura? Quais os tipos de estrutura?
29. Qual é a importância da estrutura para o solo?
30. Como se forma a estrutura do solo?
31. O que é a porosidade? Quais componentes do solo podem existir dentro dos poros?
32. A estrutura do solo pode ser afetada pelo uso e manejo do solo?
33. A densidade do solo pode ser afetada pelo uso e manejo do solo?

 

QUÍMICA DO SOLO

1. Dados: pH(em água)=4,5; pH(em KCl)=4,1; Ca=3,0 cmolc/kg; Mg=0,8 cmolc/kg; K=0,2 cmolc/kg; Al= 4,0 cmolc/kg; H+Al=5,0 cmolc/kg; Na=0,05 cmolc/kg. Este solo é álico, eutrófico ou distrófico? Justifique.
2. Qual é a importância da capacidade de troca de ânions para os solos?
3. Qual é a importância da matéria orgânica para as cargas do solo?
4. Quais são os tipos de cargas negativas existentes no solo? Qual a origem de cada uma destas cargas? Quais as características de cada uma destas cargas?
5. Um estudante fez uma análise de solo e obteve os seguintes resultados: Ca=4,0 cmolc/kg; Mg=1,2 cmolc/kg; K=0,23 cmolc/kg; Na=0,05 cmolc/kg; Al=3,0 cmolc/kg; H+Al=8,0 cmolc/kg; pH em água=4,9; pH em KCl=4,5. O solo é álico? Justifique. O solo é sódico? Justifique. Interprete o resultado da saturação de bases.

6. Se um solo tem pH em água 6,0, qual é sua classe de reação? Se um solo tem pH em água 8,5 qual é a sua classe de reação?
7. Qual é a diferença existente entre cargas negativas permanentes e cargas pH dependentes (ou variáveis), existente nos minerais e matéria orgânica do solo? Qual a implicação disto para o solo e plantas?
8. Quais são as fontes de acidificação existentes no solo?
9. Por que nos solos da região semi-árida do nordeste do Brasil predomina a alcalinidade em muitos solos, e não a acidez?
10. O que são solos salinos? Qual o problema deste solos para as plantas?
11. Os Latossolos localizados no sul do Brasil (menos intemperizados) apresentam uma CTC maior que os latossolos localizados na região dos cerrados (mais intemperizados). Explique este fato analisando a mineralogia.
12. Nas regiões tropicais a mineralogia dos solos é composta principalmente por caulinita e óxidos de ferro e/ou alumínio. Neste sentido, a matéria orgânica assume maior ou menor importância para a capacidade de troca catiônica (CTC) em relação a solos de regiões temperadas? Justifique a sua resposta.
13. O que é CTC? Qual a sua importância para os solos?
14. Diferencie adsorção aniônica específica e não específica. Qual a importância destas diferenças para a disponibilidade dos ânions no solo?
15. Por que nos solos do Paraná predomina a acidez nos solos, e não a alcalinidade?
16. Quais são os problemas relacionados à acidez do solo? Como corrigir estes problemas?
17. Qual é a importância da matéria orgânica na CTC dos solos intemperizados das regiões tropicais e subtropicais?
18. Onde encontram-se os cátions e ânions existentes nos solos? O que são cátions trocáveis?
19. Como funciona o mecanismo de troca de íons?
20. O que é "SB" e "V"? Como calcular e quais são suas unidades?
21. Um solo apresenta: Ca=3,0 cmolc/kg; Mg=1,5 cmolc/kg; K=100 mg/kg; Na=20 mg/kg; Al=6,0 cmolc/kg; H+Al=8,0 cmolc/kg. Calcule a soma de bases, a saturação de bases, CTC, saturação de alumínio, e a saturação de sódio. Qual a interpretação do valor da saturação de bases? O que vai ocorrer com a saturação de bases se o pH deste solo aumentar ?
22. Como se diferenciam minerais 2:1, 1:1 e óxidos relação a área superficial específica? Qual o efeito disto sobre a CTC dos solos?
23. Qual é a origem das cargas permanentes e das cargas pH dependentes? Qual tipo de carga apresenta a matéria orgânica?
24. Qual é o efeito da calagem sobre a capacidade de troca catiônica (CTC) e aniônica (CTA)?

 

FORMAÇÃO DO SOLO

1. O que é a ferralitização? Qual a sua importância para os solos brasileiros?
2. Quais são os fatores de formação de solo (fatores pedogenéticos)?
3. Como o clima afeta a formação do solo?
4. Quais são os processos de formação de solo (processos pedogenéticos)?
5. Como os organismos afetam a formação do solo?
6. Como o relevo afeta a formação do solo?
7. Como o material de origem afeta a formação do solo?
8. Como o tempo (cronológico) afeta a formação dos solos?
9. Explique os processos de desargilização, melanização e podzolização.
10. Explique os processos de calcificação, alcalinização e pedoturbação.
11. Por que podem existir diferentes solos formados à partir da mesma rocha?
12. Por que podem existir diferentes solos em uma mesma situação climática?
13. Como o clima das diferentes regiões do Paraná afeta os teores de matéria orgânica dos solos?
14. Um estudante que não cursou a disciplina fez a seguinte afirmação: "Os solos encontram-se distribuídos de maneira aleatória no Brasil". Este estudante está correto? Justifique.

 

NOÇÕES DO SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS

1. Quais são os níveis categóricos do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos?
2. Quantas ordens, subordens, grande grupos e subgrupos existem no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos?
3. Quais são as ordens do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos?
4. Em quais ordens os processos de formação de solo principais foram a latolização, podzolização e lessivagem, respectivamente?
5. Quais as vantagens de um Chernossolo em relação a um Espodossolo?
6. Quais ordens do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos podem ter horizonte B textural? Quais tem B-latossólico? Quais tem B-espódico? Quais tem B-plânico? Quais tem horizonte Glei? Quais tem horizonte Vértico? Quais tem horizonte plíntico? Quais tem B-nítico?
7. Ao se comparar o Latossolo com o Vertissolo qual apresenta mais vantagens químicas? Qual apresenta mais vantagens físicas?
8. Vários solos podem ter sido formados pela com a participação do processo da desargilização: Argissolos, Luvissolos, e Planossolos. Apesar do principal processo de formação deste solos ser o mesmo, eles apresentam diferenças entre si. Quais são estas diferenças?
9. Se você irá trabalhar em um determinado município do Brasil, é comum que você encontre todas as 13 ordens do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos neste município?
10. O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos se baseia no potencial dos solos para produção de plantas ou na formação do solo? Explique.

“O solo demora para nascer, não se reproduz e morre facilmente”

Disciplina de Formação e Caracterização dos Solos